domingo, 21 de julho de 2013

Editorial pela coordenadora do PME-CAIC

Da Águida Maria (Alto do Meio) para o CAIC (fripisa)
É preciso conhecer antes... para gostar, odiar ou julgar
Eu sou bairrista, sempre morei em bairros, primeiro, Cariri (do lado esquerda da BR-343), próximo ao grupo escolar Petrônio Portela, depois, Matadouro (Praça da Bandeira-lado direito da BR-343), e agora, Cidade Nova. Lugar bom, é o onde a gente mora, não importa onde fica. Quanto aos outros lugares...bom hoje quero falar do Fripisa. Apesar de ser um bairro próximo ao Matadouro, confesso que não tinha muito simpatia por ele não, até o início deste ano em que fui transferida, da Ágda Maria no Alto do Meio, para o CAIC, por motivo de força maior e "melhor"..rs, queria ficar mais próxima de meu novo lar... bom não tão próximo, mas dar para voltar para casa a pé, como fiz outro dia, em que fiquei sem o carro, motivo de preocupação para alguns, mas de prazer para mim. Foi muito boa a caminhada. 

Agora falando da escola, na impossibilidade de ficar em sala de aula, fui coordenar o PME-(Programa Mais Educação), naquela escola. Durante três dias da semana passo sete horas na escola - de 9h às 16h, ininterruptas.Durante esse tempo subo e desço as escadas do CAIC de instante a instante, mas como o meu "médico" falou, subir escadas é bom para o coração - não me chateio não, só me canso, mas não dá para sentir, só quando chego em casa. No final do dia, eu falo para as monitoras, tô cansada, mas feliz.
Acompanhamos 100 "aluninhos", de 9 aos 15 anos. São todos tão especiais, tão cheios de problemas, de necessidades e, muito carentes. 
Ainda não os conheço bem, não fui a casa de nenhum, mas posso imaginar e entender por que eles preferem permanecer na escola a ter que voltar para casa após as aulas regulares. Na escola eles estudam, têm reforço, praticam FUTSAL, dança, aprendem xadrez, informática, lancham e almoçam e, ainda, têm a tia aqui para conversar.
Quando falei para eles, na última aula, que estavam de férias do programa, alguns, quase choravam e, são apenas por duas semanas. Essas crianças precisam tanto de educação, sou a favor de que todos os investimentos sejam aplicados em EDUCAÇÃO. Queremos escolas boas para nossas crianças. Que as coisas melhores sejam direcionadas para elas. Nós profissionais precisamos de reconhecimento (pagamento etc), as crianças precisam de tudo, de um bom lugar para estudar, de uma boa comida, de conforto, segurança e tudo que for agradável. Nós profissionais passamos pela escola e na maioria das vezes, por várias escolas, por um tempo determinado, elas permanecem na escola por toda a vida...
As crianças de hoje serão os cidadãos de amanhã...Se a educarmos bem, viveremos daqui a uns dez anos com menos violência, insegurança e medo. Nossos filhos, sobrinhos, netos agradecerão. VAMOS EDUCAR AS CRIANÇAS, MELHORAR AS ESCOLAS, LEVAR TODO CONFORTO PARA AS CRIANÇAS...ELAS PRECISAM MAIS DO QUE QUALQUER OUTRA PESSOA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário