domingo, 21 de julho de 2013

Editorial pela coordenadora do PME-CAIC

Da Águida Maria (Alto do Meio) para o CAIC (fripisa)
É preciso conhecer antes... para gostar, odiar ou julgar
Eu sou bairrista, sempre morei em bairros, primeiro, Cariri (do lado esquerda da BR-343), próximo ao grupo escolar Petrônio Portela, depois, Matadouro (Praça da Bandeira-lado direito da BR-343), e agora, Cidade Nova. Lugar bom, é o onde a gente mora, não importa onde fica. Quanto aos outros lugares...bom hoje quero falar do Fripisa. Apesar de ser um bairro próximo ao Matadouro, confesso que não tinha muito simpatia por ele não, até o início deste ano em que fui transferida, da Ágda Maria no Alto do Meio, para o CAIC, por motivo de força maior e "melhor"..rs, queria ficar mais próxima de meu novo lar... bom não tão próximo, mas dar para voltar para casa a pé, como fiz outro dia, em que fiquei sem o carro, motivo de preocupação para alguns, mas de prazer para mim. Foi muito boa a caminhada. 

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Avaliação do primeiro mês de PME

O Programa Mais Educação completou dia 3 de julho um mês de implantação no CAIC-Campo Maior, Piauí, de atividades efetivas, porque na verdade, começou um mês antes com reuniões, planejamentos, organização de salas, seleção de monitores. Inicialmente enfrentamos algumas dificuldades, a primeira com relação aos monitores, que se apresentavam para em seguida desistir do programa, porque encontravam propostas de trabalho. A outra dificuldade foi na acomodação dos alunos durante e após o almoço, não era por falta de espaço, pois a escola funciona em um prédio enorme, mas por falta de controle mesmo. Os alunos têm energia de sobra e, como a sala de vídeo ainda não estava disponível, eles ficavam no andar de cima, em três salas reservadas para o programa. O problema foi resolvido após o retorno da diretora Joana, que se encontrava de férias desde o início do programa, que abriu a sala de vídeo e os alunos passaram a utilizá-la durante o intervalo, sempre acompanhados de monitores e coordenadora.   

O horário do almoço é uma festa para os alunos - tudo pode acontecer, eles se irritam com facilidade, são impacientes, fazem barulho mas no final todos ficam satisfeitos e felizes. Aos poucos eles estão aprendendo como se comportar no refeitório. Já não derramam comida nas mesas como antes e devolvem o prato após a refeição. É bonito vê-los todos banhados, arrumados e perfumados (alguns) na hora da refeição. Mas, crianças não poderiam ser diferentes, eles competem em tudo, isso significa, correr ao sair da sala para pegar uma cadeira no refeitório e, depois quando vão para o laboratório de informática. Nunca querem ser os últimos da fila, nem os últimos a serem servidos e há os que pedem para repetir o prato.

Os alunos gostam das oficinas, principalmente das de FUTSAL, Informática, Xadrez e Dança, mas precisam muito e estão se conscientizando disso, de mais Letramento e Matemática.

A maioria dos alunos precisa de uma atenção especial, na falta de quem lhas dê, eles usam brincadeiras sem limites - batem as portas, derrubam carteiras, deduram uns aos outros e pouco respeitam os superiores. Tudo isso esperamos mudar com o desenvolvimento do programa.

Recebemos visitas de pouquissimas mães desde que iniciamos o programa, as que nos visitaram foram para saber se o filho ou a filha estava cadastrada no programa.

O bom que podemos perceber no programa é que todos os alunos que estão frequentando o PME não quer sair e há muitos querendo entrar. E, na opinião deles as atividades do PME são melhores que as desenvolvidas nas aulas regulares - outro problema, que esperamos resolver com a colaboração de todos os professores, conscientizando-os que o programa é apenas uma complementação da escola e que tem como objetivo levá-los a um bom desempenho nas aulas regulares. Um não pode substituir o outro.

Na última aula do período letivo, antes de entrarem de férias, muitos alunos pediram para o programa não acabar. É triste saber que muitos vão ficar em casa, ou quem sabe na rua, até retornarem para a escola. Muitos não desfrutarão de atividades prazerosas e terão que enfrentar dificuldades, privações e falta dos entes mais queridos.

Daqui a quinze dias retornaremos e esperamos contar com mais apoio, com melhores condições de de trabalho para podermos proporcionar a todas essas crianças uma educação com mais qualidade, conforto,  segurança, enfim mais  prazerosa e exitosa. Boas férias para todos.Coordenadora do PME-CAIC. Maria Luselene Macêdo.





Aula de Letramento
 Todos querem sair na foto e fotografar...









monitoras Juliana e Temisia ajudando na hora do almoço





 sala da coordenadoria e monitoria do PME

 nossas amigas merendeiras...Rosa e Graças




Secretária Albertina (atrás) ajudando a servir o almoço





Diretora Joana ajudando a servir o almoço


 

Encerramento do período letivo com arraiá

O CAIC encerrou as atividades do primeiro semestre letivo com um arraiá pelos alunos do infantil, fundamental e alunos beneficiários do Programa Mais Educação-PME. Diretor, Professores, alunos, coordenadores, alguns pais e mães foram prestigiar o evento, que contou também com uma apresentação especial de Kung Fu pelos alunos do programa, orientados pelo professor e amigo da escola Nonato.














 Apresentação dos alunos de dança, acompanhados pela monitora Juliana.








 Alunos de dança do PME- monitora Juliana e coordenadora do PME-Caic Luselene.




Aluno Diego com a coordenadora Luselene

Coordenadora do Infantil Aliana e Diretora do fundamental CAIC-Joana







professores

secretária infantil Sandra, professora Ana Carla e bibliotecária Rosinha Ribeiro


Apresentação de Kung Fu pelos alunos do PME
 






Alunos do PME-CAIC-apresentação especial