sábado, 30 de novembro de 2013

Encerramento das atividades do PME Caic de Campo Maior

Encerraram hoje as atividades do Programa Mais Educação no CAIC de Campo Maior, com o almoço em que teve a participação de todos os monitores: Antonio Carlos (Matemática), Arlene (Letramento), Domingos Jucélio (Informática), José Gomes Monte Junior (Xadrez), Juliana (Dança) e Temísia (Letramento). Faltou apenas o monitor de Futsal -Antonio Wilson. Também participou do almoço o coordenador pedagógico da escola Professor Brito e coordenanora do PME-CAIC Maria Luselene. A monitora Juliana foi quem organizou a festa de encerramento: encomendou bolo e lembrancinhas para os alunos. Os refrigerantes foram doados pelos demais monitores. Houve ainda a apresentação do coral de natal - mais uma performance das meninas do grupo de dança. O professor Junior Monte organizou um campeonato de xadrez e premiou os vencedores durante o almoço. 

O PME completo tem duração de dez meses. A escola deu início ao programa no mês de junho, logo o PME-2013 não foi concluído este ano, ficando quatro meses para serem concluídos no início de 2014. Somente após a conclusão deste será dado início ao PME-2014 na escola.

Os seis meses de programa foram na verdade "uma amostra" e com base nesta serão planejadas novas ações para que este primeiro PME apresente um resultado satisfatório no final. 

Tivemos dificuldades com a aceitação do programa por parte dos pais dos alunos. Muitos estudantes iniciaram, mas não permaneceram até o fim. Outros saiam e voltavam sem que os pais viessem dar satisfação. Houve no início muita troca de monitores até a formação do quadro.

Algumas oficinas se destacaram mais que outras, apesar do esforço dos monitores. Interessa aos estudantes tudo que está relacionado a esporte e lazer. Talvez por causa da idade, a maioria está entre 8 a 13 anos.

A evolução de alguns alunos no que se refere a aprendizagem foi pequena, um resultado mais preciso só será apresentado na conclusão do programa em 2014.

Alguns estudantes assistidos pelo programa mostraram um comportamento rebelde, cerca de 30% por cento, os meninos principalmente. Quanto as meninas houve uma mudança bem significativa no comportamento destas. Antes elas se juntavam aos meninos e competiam em valentia, nos últimos meses elas se dedicaram a dança, fizeram várias apresentações, sempre muito elogiadas por todos. Isto fez aumentar a autoestima delas tornando-as melhores e mais obedientes. 

Outra grande dificuldade encontrada pela coordenadora: falta de um responsável pela criança. Sempre que acontecia algo de grave envolvendo alguns alunos, resolvia-se no ato, com conversa, muita conversa, pois não sabíamos a quem recorrer, se ao pai - não tinham , à mãe, também não tinham, a avó - doente ou já de idade. 

Foram seis meses de reconhecimento da clientela. Muitos estudantes precisam da escola, a segunda casa deles. Precisam de educação, muitos vivem totalmente desorientados. Necessitam de comida, muitos vivem de cestas básicas que recebem de vizinhos. Precisam ainda de tratamento médico, psicológico, religião e principalmente de carinho. 

Procuramos dar a estes estudantes durante os seis meses do programa: educação, comida e carinho. Todos os monitores foram orientados para relevar a ignorância, rebeldia, os palavrões, as ameaças e apaziguá-los nos momentos de tensão.  Também foram orientados a não puni-los mais ainda, mas tentar fazê-los entender o que é certo e errado, feio e bonito, saudável e prejudicial. Jamais privá-los da comida - que é o que eles mais buscam e necessitam.

Graças a equipe de monitores o programa foi bom. Todos eles acataram a proposta, mantiveram-se  firmes e, podemos dizer que há possibilidades de melhorarmos e obtermos êxito com este programa. Vamos aguardar a conclusão deste primeiro ano. Até breve.
Vejam as fotos do encerramento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário